HISTÓRIA


Tudo começou em uma tarde de 1977, quando um enxame de abelhas pousou em uma árvore na casa do Farmacêutico-Bioquímico Célio H. M. da Silva. Após frustradas tentativas de alojá-lo em uma caixa improvisada, restou somente a determinação de conhecer a biologia da abelha e os fundamentos da apicultura racional. Em 1980, já com conhecimentos adquiridos em cursos diversos, muniu-se de coragem e comprou 500 colméias. E assim começou a história dos Apiários Abelhinha que hoje além de produzir mel, pólen e própolis, dedica-se à prestação de serviço na área de polinização de macieiras.

Ao passar dos anos, seu proprietário, calcado em sua formação profissional, começa a ver nas maravilhosas abelhas, não somente o mais importante inseto responsável pela continuidade da maioria das espécies vegetais e produtoras de alimento para o homem, mas VERDADEIRAS FARMACÊUTICAS DE ASAS.

Inicia-se então sua peregrinação na procura de novos conhecimentos sobre esta antiga e ao mesmo tempo atualíssima especialidade da medicina naturalista: a APITERAPIA, ciência da proteção da saúde humana e cura das enfermidades com os produtos da colméia.

Vai a Cuba, por mais de uma vez, onde toma conhecimento das pesquisas que ali são realizadas neste setor e faz amizade com cientistas da área, resultando em uma ponte de trocas de informações, inclusive patrocinando a vinda de pesquisadores para administrar cursos no Brasil.

Participa de cursos e congressos na Argentina, Suíça, Israel, China e Eslovênia. De Pequim traz um livro sobre os usos terapêuticos da Geléia Real, Mel e Pólen e a autorização de seu autor, o cientista Dr. Shi Bolun, para ser traduzido e publicado no Brasil. Seu lançamento é feito no X Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado em Goiás em 1994.

Chega 1992 e o momento de nascer uma empresa especializada no aproveitamento dos produtos apícolas tanto na área de cosmiatria, como na área de apiterapia.

Associado à sua esposa farmacêutica Valda Maria e à um outro casal também bioquímicos farmacêuticos Niraldo Paulino e sua esposa Amarilis, funda a APIS NATIVA PRODUTOS NATURAIS IND. COM. LTDA, cujo atual nome fantasia é PRODAPYS.

A produção industrial é iniciada em modestos laboratórios. Todo o lucro é investido na aquisição de novos equipamentos e na pesquisa de novos produtos. Periodicamente, os técnicos da empresa participam de cursos, simpósios e palestras sobre cosmiatria, e avanços em cosmetologia e apiterapia, mantendo-se sempre atualizados.
 

   



 

  


 

A Prodapys é uma empresa que trabalha com produtos naturais. Como a natureza é sua maior parceira, a Prodapys está sempre preocupada em preservá-la.
 
A Prodapys está implantando um horto-florestal em uma área de 2 hectares, na região central da cidade de Araranguá.
 
Já foram plantadas mais de 1.500 árvores nativas de médio e grande porte, tais como : jabuticabeira, cambucá, pitangueira, cabeludinha, ingá-macaco, ingá- feijão, ingá-banana, araçá, guabiroba, palmiteiras, ipë-branco, ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-rosa, jacarandá, cedro, quaresmeiras, manacá, marequeira, guarapuvu, pau-jacaré, entre outros.
 
A Prodapys mantém, ainda, uma das últimas áreas de preservação da mata atlântica, no município de Araranguá.
 
São 29 hectares de floresta, com muitas árvores nativas, uma grande variedade de aves e alguns animais e entre eles os últimos macacos existentes no município.
 
Prodapys cuidando da natureza para que a natureza possa cuidar de você.



 
  


 

Estamos envolvidos em projetos sociais dos mais diversos níveis.
 
A Prodapys está apoiando o Projeto Sapeca.
 
Objetivo:
 
- Proporcionar ao aluno carente o acesso ao estudo eficiente da língua inglesa e espanhola;
 
- Oferecer formação profissional preparando-o para o ingresso no mercado de trabalho;
 
- Disponibilizar recursos tecnológicos para o aprendizado em sala de aula, eliminando assim o analfabetismo digital;
 
- Afastar ou eliminar a possibilidade do ingresso desse aluno na marginalidade;
 
- Promover o convívio social através do ensino das línguas e também da prática esportiva.
 
A Prodapys Produtos Naturais cuida do mais importante da vida, o respeito pela vida.
 
1- Casa do Menor Madre Regina:
 
Neste projeto, as crianças carentes de Araranguá, são alimentadas, instruídas e amadas. São atendias mais de 100 crianças em parceria com entidades religiosas e voluntários.
 
2 - Lar São Vicente de Paulo:
 
Num verdadeiro lar, em meio a um belo jardim, vivem 30 idosos. Higiene, paciência e amor é a tônica desta instituição dirigida por uma entidade religiosa e presidida pelo Rotary Club. Somos parceiros tanto na administração, como na contribuição financeira.